1. Aspirador para a pré-limpeza
O eletrodoméstico é uma mão na roda na hora de higienizar os estofados, pois suga a sujeira que está na superfície do tecido, otimizando o processo de limpeza que vem na sequência. O ideal é recorrer ao aspirador ao menos uma vez por semana para evitar acúmulo de pó.
2. Ingredientes caseiros
O vinagre e o bicarbonato são ótimos aliados na limpeza de estofados, porque ajudam a eliminar odores e manchas. O primeiro deve ser misturado apenas com água e passado no estofado com pano umedecido na mistura. O segundo deve ser polvilhado sobre a superfície e aspirado após meia hora.
3. Pano úmido ou escovinha?
O pano é sempre bem-vindo na manutenção da limpeza do estofado. Já o uso de escova ou esponja pode danificar o móvel. Por isso, vale se informar com o fabricante se o material pode receber as cerdas da escova ou a porosidade da esponja sem sofrer danos.
4. Sem encharcar
Molhar demais o estofado faz com que o tecido e a espuma interna acumulem água, dificultando a secagem, o que pode causar mau cheiro e mofo. Após a limpeza, mantenha janelas e portas abertas e aguarde, no mínimo, 12 horas para usar o móvel. E não exponha o sofá ao sol, já que isso pode manchar o tecido.
5. Adeus, pelos!
Quem tem gato ou cachorro sabe que os pelos deles podem se espalhar também sobre os móveis. A retirada de pelos dos estofados pode ser feita com luvas de borracha com dedos texturizados (usadas úmidas); ou com fita adesiva em volta dos dedos (com o lado adesivo para fora).
6. Higiene profunda
Vale dizer que a faxina caseira é importante para manter o estofado limpo e conservado, porém não é eficaz na eliminação de fungos, ácaros e bactérias, que causam doenças respiratórias. Já a limpeza profissional, feita com produtos e equipamentos especializados, promove uma higienização profunda.